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Um bate papo sobre Personal Branding para Fotógrafos com Tera Nelson

28 de novembro de 2023

Marca e Experiência pessoal são tão importantes quanto escovar os dentes antes de uma reunião

Photo by Uyen Nguyen on Unsplash

Nessa semana tive o prazer de participar numa sala do incrível ClubHouse (já deixo aqui o disclaimer, leia o artigo sobre o “Efeito ClubHouse”) sobre Personal Branding voltado especificamente para fotógrafos, com profissionais de todo mundo, e lá estava eu, o único tupiniquim e que nem era fotógrafo. Mas, agraciado pela democratização oferecida pela plataforma, pude aprender e muito ouvindo os speakers, em especial a anfitriã Tera Nelson, fotógrafa e especialista em branding e marketing, focada em ajudar outros fotógrafos a encontrarem projetos e clientes ideais.

Dado esse encontro inesperado, decidi registrar alguns dos principais insights que conversamos naqueles preciosos minutos, que sem dúvida foi um grande brainstorm de conceitos, possibilidades e dicas práticas para nossos amigos fotógrafos. E vamos falar a verdade, cada fotógrafo possui na real um produto único, incomparável e inexplorado. Estamos falando da sua visão do mundo. A sua forma de processar, interpretar e ressignificar o que os seus olhos enxergam através das lentes da sua câmera. Esse é o produto que o seu cliente vai comprar. A sua singularidade, personalidade, arte e conceito, bem como a sua história e o que você conta e transmite através da fotografia.

Se pudesse listar algumas dicas bem diretas aqui, acredito que o meio mais direto de alcançar esse “cliente dos sonhos” é ir direto à sua dor, responder a essa “dor” com o seu porque particular, motivo ou proposta de valor de existir como marca ou profissional. Isso é o que dá sentido a qualquer estrutura gráfica que te acompanhe, storytelling ou aparatos de design visual. Experiência é a essência e se faz essencial para tocar o seu cliente, gerar confiança e quebrar as barreiras impostas por uma relação baseada simplesmente no preço baixo e uma percepção de valor menor ainda.

Photo by Uyen Nguyen on Unsplash

Se era precioso estar bem apresentado há anos numa rede social que já morreu, imagine hoje em canais mais consolidados onde a concorrência é maior?

Alcançar relevância, contar a sua história e falar a sua linguagem é um contínuo processo de auto conhecimento e construção, mas é a sua assinatura que vai falar mais alto do que as comparações no mercado, porque será o seu estilo, sua linguagem e olhar que farão o papel de conectores semióticos direto ao subconsciente do seu cliente com a sutil mensagem de “eu sou o produto que você estava procurando mas ainda não havia encontrado”. Esse é o poder de um bom personal branding. Explorar isso num mundo em constante mutação é uma grande chave. Basta ver o ClubHouse. Não temos fotografias, mas podemos descrevê-las, conectar pessoas ao Instagram, gerar desejo e compartilhar conhecimento. Uma interessante estratégia pra você fotógrafo, ou até designer é convidar clientes para uma sala com bate papo sobre a experiência dele com você, além de várias possibilidades de vender uma história humana e verdadeira que vai se conectar com o desejo das pessoas.

“Uma dica específica aos meus amigos fotógrafos no ClubHouse, mas que serve a todos (principalmente artistas). As fotos no seu Instagram com certeza são impressionantes. Mas você precisa trazer esse mesmo nível de excelência para a sua imagem de perfil aqui no Clubhouse. Essa, pelo menos por enquanto, é a única fotografia sua que você tem a oportunidade de mostrar aqui no app. Então capriche!”

sua linguagem e olhar que farão o papel de conectores semióticos direto ao subconsciente do seu cliente com a sutil mensagem de “eu sou o produto que você estava procurando mas ainda não havia encontrado”. Esse é o poder de um bom personal branding.

Lembre-se, o personal branding para artistas como fotógrafos, possui passos largos e muito importantes para você se posicionar no mercado.

Afinal, é muito mais de sua verdade particular e sua incomparável forma de ver o mundo. É o seu olhar pessoal através das lentes que gera sua comunicação única, transformadora e especialmente incomparável, como um idioma ou linguagem com detalhes, fonética e expressões totalmente singulares.

Feito isso, como diz um artista que gosto muito, é só caprichar nas cores. Elas são como açúcar, são viciantes.

Quer conversar mais sobre projetos de Personal Branding? Fique a vontade para entrar em contato.

Desenvolvido em 17 de Fevereiro de 2021

Isaías Jacomeli
Tags
  • Design, Logo, Performance

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